top of page
Buscar
  • Foto do escritorbitrace

Como sua empresa pode economizar?

Atualizado: 30 de jan. de 2019

Em tempos de crise, o verbo mais conjugado nas empresas é “economizar”.


Embora muitos prefiram usar outros termos, o fato é que há uma grande recessão econômica, que traz junto com ela a redução do consumo pela população. E para equilibrar as contas, as empresas precisam desenvolver um controle maior das despesas, reduzindo seus custos. A seguir algumas opções de como economizar:


Faça planejamento financeiro

Opções fáceis, como cheque especial, entre outras, tem taxas muito altas, o administrador da empresa deve estar atento ao fluxo de caixa, a fim de se programar com antecedência. O ideal é fazer uma análise do fluxo de caixa de períodos anteriores (12 últimos meses, por exemplo). Conhecendo os períodos de baixa nas vendas, é possível programar as compras e negociar prazos e condições de pagamento previamente com os fornecedores.


Controle o estoque

Produtos parados na empresa significam perdas, principalmente se a falta de giro ocasionar deterioração do material, além de que corresponde a um dinheiro que foi investido e ainda não teve retorno. Uma análise de fluxo do estoque é importante para se conhecer o que e quanto se vende de cada produto, e quanto e quando se deve comprar de cada item, realizando assim compras mais econômicas.


Sistema Integrado Informatizado

Um bom sistema informatizado na empresa é capaz de gerar relatórios importantes para tomada de decisão, mostrando o fluxo de caixa mês a mês, bem como o fluxo de pagamentos e recebimentos. Ter o controle de entradas, saídas e estoque de produtos e matérias primas no sistema pode contribuir na administração.

Enfim, estes e outros pontos de atenção como: controle e parcerias de compras, diversificação de fornecedores, controle de produção e vários outros podem contribuir na redução dos custos na empresa para que ela possa economizar e se manter competitiva no mercado.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page