top of page
Buscar
  • Foto do escritorbitrace

Otimizando a gestão de sua empresa

Bitrace Tecnologia oferece sistema de gestão de pequena e média empresa, visando à facilidade, praticidade e desenvolvimento do empreendedor.


Bitrace
A Bitrace especializada em desenvolvimento de softwares de gestão.

A cidade de Barra Bonita possui grandes empresas de tecnologia da informação, desenvolvimento de sistemas e de gestão. Uma delas é a Bitrace, coordenada pelos barra-bonitenses Jeferson Spaulonci (formado em Gestão de Sistemas da Informação), Luiz Pascoal Locateli (Administração de Empresas com Gestão de Sistemas da Informação) e Carlos Alexandre Messa (Tecnólogo em Informática, especializado em Finanças e Gerenciamento de Projetos).

A empresa oferece a revenda dos produtos FACILITE da TPD Sistemas de Informação, como sistemas de automação comercial e softwares para gestão empresarial. Como contam os sócios, o trabalho abrange as necessidades de empresas de vários ramos de negócios, tanto no âmbito fiscal quanto na gestão.

A TPD desenvolve softwares em Dois Córregos e atua no mercado há mais de 18 anos. Além do desenvolvimento, eles fazem manutenção e atualização constante do sistema, adequando- -o às necessidades do cliente e às mudanças tributárias e fiscais que ocorrem quase que mensalmente.

A Bitrace também vende equipamentos necessários para utilização do sistema, desde computador (HI – Hard Intelegente, computador totalmente integrado), até equipamentos periféricos, como impressora S@T (equipamento obrigatório para emissão de cupom fiscal), entre outros produtos.

No entanto, também atua no atendimento às grandes empresas em parceria com a Nexo CS, fornecedora de sistema de segurança e medicina do trabalho. Juntas, as empresas realizam a implantação e consultoria.

A necessidade de ter uma empresa nessa área foi identificada por Luiz, que percebia, junto de um antigo sócio e nos anos que atuou na área em outras instituições, falhas em empresas que atendem o pequeno e médio na parte de varejo e comércio.

“Foi um sonho montar uma empresa que estaria atendendo esse nicho de pequeno e médio empresário. Identificávamos que havia certa deficiência no suporte e atendimento”, conta Luiz.


Dificuldades com gestão

Como explica o trio, muitos empresários utilizam cadernetas para controlar recebimentos, pagamentos, e isso gera uma dificuldade na hora de levantar valores. Para eles, o sistema é uma solução para esses casos, uma vez que, com poucos cliques, é possível saber quanto o cliente está devendo à empresa, quanto deve pagar ao fornecedor, além de programar pagamentos.

Acrescentam, também, que muitas empresas possuem planilhas no computador, no entanto, elas estão sujeitas a falhas. “Qualquer intervenção apaga uma fórmula ou um dado. Com o sistema não se corre esse risco, pois tem uma estrutura de segurança que mantém essas informações seguras”, explicam.


Boletos e notas fiscais

O sistema possui entre suas funcio- Os sócios Luiz Locateli, Carlos Messa e Jeferson Spaulonci 16 ET 205 | Ed. 1255 |11 de dezembro, 2015 nalidades a de emitir desde um boleto até um arquivo de remessa para o banco. O arquivo de remessa é enviado diariamente, e o banco faz o retorno com pacote de dados a ser importado pelo sistema. Esses dados permitem que seja dada a baixa em contas de clientes.

Há também a funcionalidade da Nota Fiscal Eletrônica. Se hoje uma empresa não possui uma solução para emiti- la, precisa usar o emissor gratuito do governo ou solicitar uma pessoa para emitir essa nota.

“Toda vez que emite uma nota pelo emissor do governo, você tem que informar toda carga tributária de novo, assim como cadastrar e procurar o cliente. Como nosso software tem a base de dados dos clientes, produtos e impostos, você emite a nota no próprio software e a envia por e-mail automaticamente”, explica. Há ainda armazenados registros DANFE e XML, enviados para o escritório contábil no final do mês.


Dificuldade na adaptação às tecnologias

Como afirma o trio da Bitrace, ainda existem algumas dificuldades na adaptação às tecnologias. Eles citam que há empresas familiares em que o antigo proprietário possui certa resistência em trocar a caderneta ou ficha por um computador.

“Notamos que o pessoal mais jovem, que está ajudando ou assumindo a empresa, está aderindo. O proprietário mais velho acaba acatando e adota o sistema também. Em alguns casos, a gente até ajuda o empresário a se adaptar, dando orientações”, dizem os sócios.

O custo da praticidade

Jeferson, Carlos e Luiz apontam que o custo com o software não é alto por conta dos benefícios que o empresário terá em adquiri-lo, como informações rápidas, gerenciamento, legalidade com novas regras fiscais etc.

Eles comentam que fizeram uma versão de baixo custo do S@T que poderá emitir cupom fiscal, relatórios, cadastros simplificados e resistentes.


Migração de dados

Uma das grandes preocupações dos empresários, quando trocam um sistema antigo por um atual, é a perda de dados. Como explicam os sócios da Bitrace, se conseguirem uma abertura do banco de dados do antigo sistema, é possível sim importar informações, cadastros, produtos, clientes, entre outros. Essa abertura precisa ser dada pelo antigo proprietário do sistema e/ou desenvolvedor, ou mesmo pelo banco de dados. É possível ainda recuperar informações por meio de relatórios.

“Existe todo um trabalho para não perder dados. Temos clientes que utilizavam sistemas antigos e com as migrações, alguns aceitam de forma rápida e outros levam mais tempo para adaptar- -se ao novo sistema”, apontam.


Prestação de serviço

Com a experiência profissional na área de gestão, os empresários perceberam que havia muitas reclamações por conta de prestação de serviços, atendimento e suporte. Visando tornar a Bitrace referência no assunto, a empresa investiu na prestação de serviço e manteve um padrão que, segundo eles, não possui reclamações.

“Hoje trabalhamos com um fornecedor de sistemas, não desenvolvemos mais o software, justamente para focar no atendimento através de uma equipe que dá suporte, assistência e orienta os usuários”, finaliza.


Contato

Os empresários que se interessarem pelo trabalho desenvolvido pela Bitrace, em parceria com a TDP, podem entrar em contato pelo email contato@bitrace.com. br, pelos telefones 3641-1319 ou 3641-2399, ou pelo site www.bitrace.com.br.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page